Logo quando cheguei em Maceió me falaram sobre o trabalho da Fernanda Ferro, que envolvia joias e sustentabilidade e logo fiquei curiosa para saber mais.
Depois de ver seu perfil no Instagram Estudio Monteferro que é repleto de fotos conceito de joias contemporâneas, feitas com um material bem diferente, fiquei pensando em como o Brasil é rico em design e joalheria em suas mais diversas regiões.
Arquiteta Mestre pela UFAL e Premiada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Fernanda desenvolve um trabalho super autoral com prata e fio de algodão em colares statement – com um olhar super orgânico, que são muito interessantes.
Para quem ama colares como eu, é impossível não se encantar pela elegância deles.

Acabei conhecendo Fernanda pessoalmente no Estúdio Alavantú, que vende suas peças em Maceió e ela me convidou para conhecer seu ateliê pra ver de perto outras peças que me seduziram – as joias da Linha Frágua, feitas com fragmentos de conchas de ostra – Sururu e folhas de ouro.
Clica aqui pra descobrir as peças https://www.estudiomonteferro.com/acervo
Ela mesma tritura as conchas e tinge em um processo totalmente feito à mão de maneira super exclusiva e especial.
O efeito de cor é maravilhoso!
Com o propósito de colaborar com a economia circular Fernanda aproveita as cascas desse fruto do mar, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas.
As tonalidades de azul, negro e areia ela consegue com corantes atóxicos e cada peça é única e levíssima com pinos e tarraxas de prata 950.
Fui conhecer o ateliê da Monteferro aqui e adorei ver o processo criativo de perto, como sempre.
Fernanda já desfilou em 2020 no Minas Trend e criou Acessórios Monteferro para o personagem de Ney Matogrosso no videoclipe da Música Rumos e Rumores.
Precisa falar mais?
Descubra as peças do Estúdio Monte Ferro.
Um genuíno Design Autoral para joias com matéria prima local do estado de Alagoas.
Bianca
Fotos: Reprodução do Instagram